domingo, 13 de janeiro de 2013

Corrida inicia comemorações dos 180 anos de Nova Iguaçu


Nas vésperas de comemorar 180 anos, na quarta-feira, Nova Iguaçu é hoje a quarta maior  do estado. São quase 800 mil habitantes em 521 quilômetros quadrados, boa parte deles, cerca de 33%, ainda cobertos pela Mata Atlântica.
A história da nossa cidade que se transformou em um dos principais polos econômicos do estado começa com os índios Jacutinga que habitavam a região quando os portugueses chegaram. A ocupação pelos brancos começa mesmo no meio do Século XVI, após a expulsão dos franceses do litoral do Rio de Janeiro.
No Século XVIII, a região ganha impulso com o caminho do ouro, aberto para levar o metal e as pedras preciosas de Minas para a capital. O Rio Iguaçu passa a ser usado para acessar a Baía de Guanabara na rota para o Rio.
Em 1822, no Ciclo do Café, é aberta a Estrada do Comércio, para o escoamento do produto. O movimento é tão expressivo que em 1833 a vila de Iguassú (água grande em tupi-guarani) vira município.
No Século XX, a principal atividade passa a ser o plantio de laranjas, cujo período áureo vai de 1930 ao meio da década de de 1950. Na época, Nova Iguaçu ficou conhecida como “Cidade Perfume”, por causa do cheiro das frutas.
A partir da década de 1940, a cidade perdeu grande parte de seu território com a emancipação de Duque de Caxias (1943), Nilópolis e São João de Meriti (1947), Belford Roxo e Queimados (1990), Japeri (1991) e Mesquita (1999).
Atualmente, as principais fontes de arrecadação do município são o comércio e os serviços, possuindo um dos centros comerciais mais importantes do estado, um polo que atrai consumidores das cidades de seu entorno. A indústria, com destaque para a alimentícia e a de de cosméticos também tem grande relevância econômica.
História num jornal
Mais da metade da história do município de Nova Iguaçu está registrada em seu primeiro jornal, o ‘Correio da Lavoura’. O semanário, fundado em 1917, ainda está em circulação.


Um dos momentos marcantes, lembra Robinsom Belém de Azeredo, editor-chefe do jornal e neto do fundador do Correio, Silvino Hypólito de Azeredo Coutinho, foi a visita, em 1935, do presidente Getúlio Vargas para o lançamento da pedra fundamental do Hospital de Iguaçu, o primeiro da cidade, após uma campanha popular liderada pelo jornal. “A vinda do Getúlio e a inauguração do hospital, em 1935, foram dois dos acontecimentos mais significativos na história da cidade e do jornal”, recorda ele.

Recuperação da saúde
Aos 180 anos, Nova Iguaçu é uma cidade que enfrenta muitos problemas de infraestrutura e de qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. O prefeito Nelson Bornier (PMDB), que assumiu o cargo dia 1º, elegeu a saúde como a primeira prioridade. “Estamos recuperando o Hospital da Posse e vamos reabrir a Maternidade Mariana Bulhões depois do Carnaval”, diz.
Ele faz planos também para a educação. “A rede municipal tem 61 mil alunos e nossa meta é colocar mais 20 mil nas salas de aula em quatro anos”, diz o prefeito.
Corrida abre comemorações
A comemoração do aniversário da cidade começa hoje, às 8h, com uma corrida de rua com mais de 1.500 atletas. Amanhã, os grupos de pagode Swing & Simpatia e Bom Gosto fazem show a partir das 20h na Via Light, próximo ao restaurante Bossa Nossa. À meia-noite, haverá uma queima de fogos.
Os festejos do dia 15, dia de aniversário, vão começar com missa na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, às 9h. Às 11h, o prefeito Nelson Bornier, acompanhado do governador Sérgio Cabral, inaugura a nova sede da 52ª DP (Centro), que ficará na Avenida Roberto Silveira, atrás da rodoviária.
Fonte: O Dia Baixada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Logo estaremos processando sua mensagem.